Publicado em 14/04/2018     Por Redação Voo Atrasado

Nunca voou? Primeira viagem de avião?

Preparamos dez dicas imperdíveis para que lhe ajudar a ter uma experiência agradável:

Dica 1) Leia o seu Contrato de Transporte, que acompanha a sua passagem aérea.

Nele conterá todos os dados relativos ao voo, horários, dimensões e peso permitido para as bagagens, etc. Acesse o site de sua companhia aérea e veja o que é possível e o que não é possível levar, na bagagem de mão e na bagagem despachada.

Dica 2) Chegue cedo ao aeroporto.

Ainda que não pareça, é importantíssimo chegar ao aeroporto com uma antecedência considerável, para que seja possível realizar todos os procedimentos necessários anteriores ao seu voo. Em voos domésticos, a antecedência mínima exigida é de 01 hora antes do embarque e em voos internacionais a antecedência sobe para duas horas.

Dica 3) Ao chegar ao aeroporto, dirija-se até o balcão da sua companhia aérea.

É neste momento em que se realiza o chamado Check-in, que consiste no procedimento realizado antes do embarque para validar seus dados, apresentar os documentos para a viagem e quando for o caso, despachar a bagagem. Nessa etapa, verifique se seu nome, o número do seu voo e o destino da sua viagem estão informados corretamente na etiqueta da sua bagagem despachada.

Dica 4) Dirija-se até a sala de embarque.

Depois de fazer o Check-in, você deverá seguir para a sala de embarque, onde passará pelo canal de inspeção, supervisionado no Brasil pela Polícia Federal. Todos os seus pertences serão inspecionados por equipamento de raios-X. Se houver dúvidas em relação ao conteúdo que você está levando, o agente de segurança poderá solicitar a retirada do item para vistoria.

Dica 5) Verifique o portão de embarque.

Após ter passado pela inspeção, verifique no seu bilhete qual é o portão designado para seu embarque e fique atento aos avisos do aeroporto e consulte regularmente os painéis com as informações do seu voo. Em caso de dúvidas, procure por um funcionário da companhia aérea ou junto ao balcão de informações.

Dica 6) Ao entrar no avião, encontre o seu assento.

Verifique em seu bilhete o número de seu assento e dirija-se até ele. Observe acima do acento o compartimento para a bagagem de mão e acomode os seus pertences.

Dica 7) Procedimentos de segurança

Sente-se, afivele o cinto de segurança e observe os agentes de bordo (em geral dois) que se posicionam estrategicamente de pé no avião e demonstram, através de gestos, os procedimentos de segurança a serem tomados em caso de emergências. Lembre-se que é proibido por lei fumar durante o voo, inclusive no banheiro.

Dica 8) O desembarque

Antes de deixar o avião, preste atenção aos avisos de segurança dos comissários de bordo, não se esqueça de pegar sua bagagem de mão e todos os pertences que você tenha levado a bordo.

 

Dica 9) As bagagens

Caso tenha despachado bagagens, na área de desembarque, procure a esteira de bagagens identificada com o número do seu voo. Verifique se a sua mala se encontra inteira e se não foi violada. Caso encontre algum problema com sua bagagem ou ela não esteja na esteira, dirija-se até o balcão de sua companhia aérea e faça uma reclamação por escrito, por meio de formulários fornecidos pela própria companhia.

Dica 10) Conexões

Se o seu voo tiver conexão, será necessário sair da aeronave em que você está e embarcar em outro avião para dar continuidade à viagem. Siga as orientações constantes no seu cartão de embarque e em caso de dúvidas peça informações aos funcionários da companhia que estarão no aeroporto.

 

Teve algum problema com seu voo? Em casos de atraso de voo, cancelamento de voo, preterição de embarque ou problema com suas bagagens. Entre em contato conosco.